Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Chapéu para o pilar de concreto

Construir o pilar para instalar a grade é tarefa fácil e qualquer pedreiro consegue fazer. Agora conseguir garantir um acabamento bonito e moldar o "chapéu" não é qualquer tarefa realizada por todos. Até existem empresas especializadas em produzir essas peças, seja em formato de chapéu ou de esfera. Mas são poucas no mercado e o preço é salgado, se for levado em conta a quantidade de material necessária para confeccionar o acabamento. 
O meu pedreiro tentou fazer o chapéu de inúmeras maneiras. A única que deu certo foi por meio de uma forma, feita de madeira. Após fazer a massa, foi colocado um pedaço de lona preta dentro da forma e derramada a massa. Foi preciso alguns dias para que o cimento secar. Depois, a peça foi fixada em cima no pilar e o acabamento final feito com nata de cimento. 
Essa é uma operação relativamente simples, mas que demanda tempo. Por isso, assim que começarem os acabamentos da casa, já diga para o seu pedreiro iniciar a produção dos chapéus. Assim, quando chegar a hora de construir os pilares, as peças estarão prontas. No meu caso, como essa operação começou quando a obra estava praticamente concluída, ainda restam três peças para serem colocadas.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Drenagem do terreno

As covas foram feitas. Só falta colocar os canos.
Só quem curte água no pátio é sapo. Aqui no Rio Grande do Sul, além da umidade, durante o inverno é preciso conviver com vários dias de chuva, o que deixa o solo muito encharcado e não há terra boa que consiga absorver tanta água. Pensando nisso, é bom dar um caprichada na drenagem do terreno para não ter que conviver com água empoçada no jardim, na entrada da garagem e no pátio dos fundos.

Depois da instalação das calhas, colocamos canos de 100 milímetros no fim de cada descida. Para isso foi construído com tijolos uma pequena caixa coletora, que terá uma tampa de concreto e uma grade para que a água caia ali. Dessa maneira a água é captada e levada para a rede coletora externa. Foram mais ou menos 40 metros de cano de PVC. É um investimento que vale a pena, pois garante a drenagem da área. Mas para poder fazer essa melhoria, mesmo que seja mais tarde, também é preciso planejamento. Por exemplo: se a construção está no meio do terreno, foi erguida no limite da área (em cima do muro) e você deseja com o tempo fazer um puxadinho lá nos fundos, já deixe uma espera para que a água desse novo telhado também seja escoada. Lembrando que os canos irão passar por baixo da edificação já existente.

Caso isso não seja planejado, o problema será o mesmo enfrentado pela minha mãe. A construção foi feita na divisa e hoje empoça muito água na parte dos fundos e infelizmente não há como escoar essa água toda. Além de provocar erosão no terreno, ainda deixa a horta sempre encharcada.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Granito: se faltar silicone, terá vazamento

Faz duas semanas que me mudei e desde então convivo com uma dificuldade que só me traz dores de cabeça. A pia, novinha, instalada no dia da mudança, apresentava vazamentos. O problema não estava nos armários, que são de madeira, mas na bancada de granito. Ocorre que o marmoeiro fez o serviço de qualquer jeito e não passou silicone em todas as juntas.

Daí o resultado foi desastroso e a água vazava por todos os cantos. A colocação, que foi feita sem os mínimos cuidados e com pressa de terminar, demorou 45 minutos. Agora a operação de desmontagem e o novo isolamento com silicone foi realizada em quase 2h30.

Mas o pior dessa história não foram as panelas molhadas, a louça que não pôde ser limpa ou a madeira que ficou encharcada, mas o descaso no atendimento pós-vendas. Fiz a compra da pia na Dolan Marmoaria, em São Leopoldo, que inclusive, já mudou de novo. Não recomendo esse estabelecimento nem ao pior dos meus inimigos.

Depois dessa novela, seguem alguns toques sobre a instalação de um móvel em granito.

Depois do vazamento, foi aplicada uma boa camada de silicone
- Antes de fixar a pedra, observe se todas as emendas foram coladas com silicone. É preciso ser uma aplicação generosa, e não apenas um lambuzo.
- Observe se as pedras da bancada da pia e do fogão foram alinhadas, pois até o granito fica fora de esquadro. 
- Quando o marmoeiro tirar as medidas para fazer a pedra, certique-se que ele também levou em conta o esquadro da parede, que normalmente não é reto. 
- O silicone precisa de 12 horas para secar totalmente. Antes disso, não utilize a pia para lavar a louça. 
- Para realizar a colagem para um medida de 2,20 metros de bancada, mais 3 metros de espelho, foram gastos dois tubos de silicone. Observe se o instalador economiza no produto ou usa o que é realmente necessário para garantir uma boa vedação.

- Existe um impermeabilizante para granitos. O produto garante que o brilho da pedra permaneça por mais tempo. Normalmente quem utiliza essa pasta são as marmoarias, que compram em baldes de 5 litros, por preço médio de 300 reais. No entanto, alguns estabelecimentos vendem para seus clientes uma menor quantidade. A dica é passar o impermeabilizante uma vez por mês. 

sábado, 17 de setembro de 2011

Ficou pronto o balcão americano

Depois de instalado o balcão americano, com estrutura de tijolos, armário de MDP e tampão de granito, seguem algumas considerações. 

- Quando se constrói uma bancada de tijolos com a intenção de instalar armário embutidos é preciso levar em conta que as paredes não ficam completamente retas.

- Para o acabamento ficar bonito e de melhor qualidade utilize massa corrida.

- No momento em que for instalado o tampão de granito, esteja presente. A bancada pode estar torta e como a pedra normalmente tem ângulo perfeito, talvez sejam necessários ajustes. E se você não pedir, o marmoeiro dificilmente se dará ao trabalho de fazer.
As caixas em cima da bancada são por conta da mudança.
Na parte inferior será colocado granito, para combinar com a bancada.

- Uma vez que os armários embutidos sejam colocados abaixo da bancada, eles ficarão fixos. Para retirá-los, provavelmente será preciso danificar alguma peça. 

- É importante que o ambiente onde está a bancada tenha sido hipermeabilizado de maneira adequada. Caso contrário, o balcão de madeira ficará úmido e, com tempo, danificado. 

- Armários para bancadas de tijolos somente sob medida e produzidos por profissionais de confiança. Eu escolhi a Móveis Fertais, empresa ligada a Móveis Bartzen. O atendimento é nota 10, inclusive, no pós-vendas.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Limpeza do porcelanato

O porcelanato, embora seja um produto mais resistene comparado ao piso de cerâmica, é sensível e precisa de cuidados especiais. O principal deles é em relação aos produtos de limpeza que podem ter ações corrosivas e provocar manchas. Antes de me aventurar na faxina conversei com um colocador de pisos profissionais. Aprendi que, por exemplo, canetinha hidrocor é um veneno para o porcelanato. Depois que o seu baixinho rabiscar o chão com ela, a mancha vai fazer parte da família. 

Olha como ficou o piso lá de casa.
Mas a dica mais valiosa e eficiente é sobre o produto ideal para tirar manchas e deixar o piso limpinho, com cara de novo, sem rastros dos pés dos pedreiros ou restos de areia, cimento e barro. Depois de varrer e retirar todos os resídios, a recomendação é passar um pano úmido, sem nada dentro d´'agua, para tirar o pó que ficou impregnado no chão. Após, faça um empréstimo de utensílios da cozinha. 

Utilize detergente e uma esponja (já em uso porque assim a parte verde está macia e não riscos de arranhões) e mãos e braços à obra. O piso fica um brinco. É verdade que a operação cansa bastante, mas o resultado compensa. Riscos de pregos, manchas de cimento e a sujeira do rejunte são retiradas pelo detergente. E além do mais, tem outra vantagem. Normalmente os produtos de limpeza são caros e um vidro de detergente líquido neutro você compra por um real. Boa limpeza!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Registros hidráulicos independentes

Encanamento sempre é algo complicado e delicado em qualquer casa. Quando ocorre algum imprevisto, pode saber que vem problema pela frente, acompanhado de vazamentos, paredes quebradas e muita dor de cabeça. Somente após o segundo dia de endereço novo pude ter água jorrando pelas torneiras. Por quê? Ocorreu um pequeno problema com a instalação da torneira e com o aquecedor de água. 

Por algum motivo, que ainda não descobrimos qual foi, o aquecedor elétrico e um dos caninhos da torneira estavam jorrando água. Como a pia da cozinha é o único local da casa onde não instalamos registro de água e, por conta do tamanho da cuba, não foi possível colocar um tampão no cano, o jeito foi desligar a água e comprar uma torneira simples para instalar provisoriamente no lugar da elétrica.

Então você já sabe. Onde tem torneira ou saída de água, como chuveiro, máquina de lavar e vaso sanitário, instale um registro hidráulico exclusivo para cada cano. Assim você não corre o risco de precisar pedir água para o vizinho e tomar banho na casa de parentes.

Já conhece o Papo de Buzum? Esse é um blog que conta divertidas histórias de quem anda de ônibus.  

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Esquadrias precisam de ajustes

Engana-se quem pensa que depois de janelas e portas instaladas não é preciso mais nenhum tipo de ajuste. O marceneiro, em um primeiro momento, coloca as aberturas para que a casa possa ser fechada e assim, garantir o andamento da obra, com a instalação dos pisos e acabamentos e fiação elétrica. Só por fazer essa operação em um único dia, o ajuste já seria uma necessidade. Mas depois disso vem o pintor e desmonta a metade das peças, para dar o acabamento. Após pintar, ele mesmo recoloca as peças no lugar e são raríssimos os casos em que esse profissional consegue o encaixe perfeito das portas e janelas. 

O jeito é garantir o serviço de reajuste na hora de encomendar as esquadrias. Só na minha casa fiz uma listinha de uns 20 itens para o marceneiro resolver, desde chaves que não davam duas voltas completas até janelas que ficaram emperradas e não abrem mais. Agora imagina o problema de quem comprou aberturas prontas, direto da madeireira. Só com reza braba para as aberturas abrirem e fecharem sem ranger e ainda não ficarem tortas.

Leia também Prefira esquadrias sob medida  e A difícil missão de escolher as esquadrias

Comentário: minhas esquadrias são em louro vermelho, feitas pela Futurarte. No post sobre escolha das esquadrias você encontra o contato. 

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

E quando a cor da tinta sai de linha?

A novela da construção está longe de chegar ao fim. E na semana passada tive mais uma surpresa desagradável. O pintor pediu mais tinta externa, pois por conta da sujeirada gerada pela obra do anexo, as paredes novinhas ficaram horríveis. Lá fomos nós para a loja comprar mais uma lata de 18 litros. Mas ao solicitar a cor, a resposta do vendedor foi essa: "A fábrica não faz mais. Saiu de linha!" E agora? 

Foto: reprodução
E o pior é que o vendedor da Renner, marca da tinta, sabia que essa mudança ocorreria e mesmo assim nos vendeu o produto, sem informar esse pequeno detalhe. Como resolver? Ficamos quase uma hora olhando as tabelas de cores das demais marcas até encontrar uma semelhante. Para não impactar tanto no visual da casa, decidimos que a pintura de arremate será feita com a tinta que sobrou, da Renner, e o anexo inteiro será pintado com a nova cor, da Sherwin-Williams.

Anote aí mais uma dica preciosa: certifique-se que a cor escolhida é vendida por todos os fornecedores da marca, ou seja, não é exclusividade de apenas uma loja, e que a tonalidade não sairá de linha. Também sempre compre tinta a mais, antes sobrar do que faltar.

Por mais semelhante que seja a cor, sempre fica uma diferença.