Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

E os passarinhos fizeram arte

A gente está careca de ouvir e de saber que o homem ocupa cada vez espaços que não são seus. Dessa forma, os verdadeiros donos, que são os animais, precisam encontrar outra maneira de sobreviver e onde se abrigar. O loteamento onde moro hoje era um grande potreiro, embora estivesse localizado dentro de uma área urbana. Depois que a terra foi transformada em zona residencial a bicharada ficou sem ter para onde ir. E alguns passarinhos decidiram se abrigar no telhado no portão de peso da minha casa.

Os espertinhos foram até os fundos do pátio, pegaram os pelos soltos dos cachorros e aproveitaram os buracos da telha para fazerem ninhos. Além disso, diariamente "autografam" o meu muro e partes da parede. Adoro passarinho. Mas prefiro que eles façam seus ninhos em outros locais. Para evitar que as aves se acomodem em espaços assim e também façam do forro da casa seu novo lar, o único jeito é instalar passarinheiras. São vendidas por unidade. O modelo para telhas portuguesas, de cerâmica, é vendido em média por um cada. 


Já para não deixar os passarinhos sem opção, a dica é escolher um canto do pátio e colocar aquelas casinhas de madeira, fabricadas especialmente para as aves. Assim você continua a ouvir o cantarolar dos bichinhos e ainda não deixa ninguém sem lar. 

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Batentes para portas e janelas


Que levante a mão quem nunca deixou uma porta bater ou fechou uma janela com força demais a ponto dos vidros quase trincarem. Pois, é! Todo mundo passa por isso. Mas quem tem crianças em casa ou mora em regiões com fortes ventos enfrenta essa situação diariamente. Para evitar que as esquadrias sofram avarias por conta de fortes batidas a solução é diminuir ao máximo a força do impacto.


Para as janelas a dica é colocar uma borrachinha. As esquadrias vendem o material em metro e caso não esteja previsto no orçamento, negocie para que a empresa coloque. No caso das portas, além das borrachas no esquadro. também é legal instalar "tranca porta" (batente). No mercado existem vários modelos. O interessante, na hora de escolher o modelo é pensar que, provavelmente, alguém poderá bater o pé no batente. Por isso, prefira prendedores de porta arredondados para que, caso aconteça alguma batida, o distraído não sofra tanto. O modelo da foto, que é importado da China, custou dez reais.

Instalação do aquecedor elétrico e purificador de água

O sonho de quem lava a louça no Sul no Brasil é ter água quentinha saindo da torneira. Nós optamos em comprar um aquecedor de água, ao invés de instalar uma torneira elétrica. Comprei uma torneira mono muito bonita que até hoje não consegui instalar (dois meses depois da mudança). Isso acontece porque a torneira deve ser interligado com o aquecedor que, por sua vez, precisa ser instalado no cano da água. E lá em casa tivemos um pequeno problema que ainda não foi resolvido.

Como não deve ficar a pia. Atrás do cano branco, está mangueira que leva água até a torneira. Nesse lugar deveria ser instalado o aquecedor, mas não será possível porque a cuba é muito funda.
E aí vem a dica preciosa. Quando for planejado o local onde será colocado o cano da água da cozinha e se, caso a ideia seja instalar um aquecedor elétrico, a saída do encanamento não pode ficar atrás da cuba da pia. O espaço vai ficar curto e será complicado conseguir o ajuste perfeito da rosca do aquecedor no cano. E utilizar uma extensão de PVC também não é a melhor saída, pois será necessário fixar o aquecedor (de alguma maneira) no balcão para o aparelho não fique solto. Também não dá para esquecer de deixar uma tomada de energia disponível dentro do balcão da pia para poder ligar o aquecedor.
Como deve ser. A água entra pelo aquecedor direto, para depois chegar à torneira.
Foto: reprodução


Outro conselho é sobre a futura instalação de um purificador de água, daqueles que a água sai do encanamento e entra direto no aparelho. Se a torneira for embutida na bancada e ainda tiver um aquecedor, será preciso outra saída de água para utilizar esse aparelho. Dessa maneira, não custa, lá dentro da pia, ter um encamento extra, isolado por um tampão, planejado para se um dia essa necessidade surgir.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Ainda em atividade

Oi pessoal! O post é só para avisar que o blog continua. Estava de férias (merecidas) e ainda nesta semana vou publicar novas dicas. Abraços a todos os construtores.