quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

Casa de cara nova

Às vésperas do Natal, para ser mais exata às 14h30 do dia 24 de dezembro, a equipe de pintura conseguiu concluir o trabalho por aqui. A previsão era de uma semana, mas se estendeu para dez dias pois havia muito trabalho. As janelas de madeira estavam muito castigadas e deram trabalho para os pintores. A tinta usada foi o Osmocolor Gold, um produto incrível, de ótima qualidade. 

Embora a lata de 18 litros custe hoje, em média, R$ 650,00, é um investimento que vale a pena pela proteção que oferece. Por sorte, tínhamos uma lata guardada. Além disso, eles utilizaram um produto específico para remoção da tinta velha das janelas. Confere aí como estavam as aberturas e qual o resultado final. 

Como estava a janela 

Pintura intermediária

Resultado final


Para as paredes, apostamos mais uma vez na Sherwinn Williams, com durabilidade acima da média em relação as outras marcas. Compramos à vista na Tinta + Cor e ganhamos 12% de desconto. É uma tinta emborrachada, que realmente protege a construção. 

Mas preciso confessar que quando os pintores abriram a lata e deram a primeira mão na parede ficamos meio decepcionados, pois a cor parecia muito diferente daquela que tínhamos já pintado a nossa casa. Mas à medida que a tinta foi aplicada (foram quatro demãos), percebemos que a orientação do vendedor foi certa e acertamos na escolha (areia rosa). Vamos iniciar 2021 com uma casa de cara nova. 

Tinta fora da lata
Primeira pincelada na parede
Pintura pronta 




quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Estamos em pintura!

Depois de negociar o orçamento, imaginar uma cor diferente para a tinta e comprar uma que é muito parecida com a cor atual, começamos a primeira pintura externa desde a construção da casa. Assim como em qualquer tipo de reforma, pintar entra na lista das coisas que dão um nervoso na gente e mudam toda a rotina da família. 

Primeiro porque todo mundo precisa pular cedo da cama (incluindo as crianças), pois não dá para desperdiçar tempo bom em obra externa. Segundo, porque o teu pátio está ocupado por ferramentas, mangueiras e escadas por todos os lados. Para quem tem criança, segurar os filhos dentro de casa não é tarefa fácil (ainda mais quando temos uma pandemia e a sua tevê precisou ser desligada temporariamente para mudanças na rede elétrica). 

O primeiro dia foi de lavagem do telhado. A equipe de pintura teve bastante trabalho, pois embora a telha escura engane a gente, a sujeira fica lá. Pela sujeira das calçadas, dá para ter uma ideia da limpeza. Outra coisa que pode acontecer são goteiras, por conta da pressão do lava-jato, e telhas danificadas (que já foram trocadas). O próximo passo são as aberturas. 



segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Já planejou a altura da janela do banheiro?

Independente do modelo, tamanho e tipo de material que você escolher para a janela do banheiro, têm outras variáveis que precisam ser levadas em conta e a gente só percebe serem importantes quando se está lá, tomando o banho relaxado e percebe que aquele momento pode ter plateia. 

"Mãe, vocês tiverem um erro feio de projeto nesta casa". Foi assim que nosso filho mais velho nos chamou atenção para a situação da janela do banheiro. Ocorre que nosso banheiro fica em uma das laterais, justamente no lado onde temos vizinho e podemos ver o movimento da rua. Mas o problema não é propriamente esse. Como nossa construção ficou mais alta que o terreno do vizinho, em virtude do aterramento, e a média de altura aqui em casa é superior a 1,8 metro, se o banho é durante o dia, precisamos fechar a janela (pois a abertura fica na parte do box). 

Se tivéssemos levado em conta nossa altura e prestado atenção na altura do terreno do vizinho, isso poderia ter sido corrigido na hora da construção. Ao invés de nos preocuparmos com o alinhamento de todas as janelas, talvez a gente poderia ter querido instalar a janela mais alta e garantido um banho com janela aberta, com vista para o céu. Nossa arquiteta (que era baixinha, parecíamos gigantes ao lado dela) em nenhum momento nos fez pensar sobre isso também. 

Para alguns pode parecer besteira, mas quem curte privacidade e ar fresco, talvez faça a diferença. 😉


quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Os passarinhos tomaram conta do pedaço


Chega a primavera, os dias ficam mais compridos, diminui o frio e os passarinhos ficam enlouquecidos. Primeiro eles flertam, depois constroem os ninhos e, por fim, cuidam dos filhotes. Não sei como é na casa de vocês, mas o slogan das aves por aqui é mi casa es su casa. Eles literalmente tomam conta e se a gente deixar, ficam folgados até demais. 

Para começar, tenho um casal de canarinhos que mora no telhado do portão da frente. O macho não pode ver o nosso carro estacionado que senta no espelho e fica brincando de escorregador. (Já fiz uns vídeos para mostrar essa façanha, mas não achei para postar). Eles são tão íntimos que se aventuram pela garagem. 

Ainda tenho um João-de-barro que fez sua casinha no cano que desce da calha. Hoje pela manhã ele recebeu visitas, como vocês podem ver na foto. No início a gente até tentou impedir o passarinho de construir aí, por causa do peso do barro. Mas desistimos, pois ele foi mais persistente do que nós. 


Ontem eu tive uma supresa dentro da caixa do correio. Quase não acreditei quando fui buscar uma correspondência e vi aqueles galhinhos ali dentro. Primeiro achei que eram as crianças, mas quando abri, vi que era um ninho.


Por fim, tenho três hóspedes ilustres na casinha que instalamos para eles ocuparem. Uma curruíra cuida dos seus filhotes que ficam o dia inteiro na portinha chamando pela mãe, esperando por comida. Nesta  mesma parede tem outra casinha, mas neste ano ninguém quis ocupá-la. Aqui em casa adoramos a companhia e o canto destes pequenos, que mesmo soltos nos fazem companhia.