quarta-feira, 30 de novembro de 2011

E os passarinhos fizeram arte

A gente está careca de ouvir e de saber que o homem ocupa cada vez espaços que não são seus. Dessa forma, os verdadeiros donos, que são os animais, precisam encontrar outra maneira de sobreviver e onde se abrigar. O loteamento onde moro hoje era um grande potreiro, embora estivesse localizado dentro de uma área urbana. Depois que a terra foi transformada em zona residencial a bicharada ficou sem ter para onde ir. E alguns passarinhos decidiram se abrigar no telhado no portão de peso da minha casa.

Os espertinhos foram até os fundos do pátio, pegaram os pelos soltos dos cachorros e aproveitaram os buracos da telha para fazerem ninhos. Além disso, diariamente "autografam" o meu muro e partes da parede. Adoro passarinho. Mas prefiro que eles façam seus ninhos em outros locais. Para evitar que as aves se acomodem em espaços assim e também façam do forro da casa seu novo lar, o único jeito é instalar passarinheiras. São vendidas por unidade. O modelo para telhas portuguesas, de cerâmica, é vendido em média por um cada. 


Já para não deixar os passarinhos sem opção, a dica é escolher um canto do pátio e colocar aquelas casinhas de madeira, fabricadas especialmente para as aves. Assim você continua a ouvir o cantarolar dos bichinhos e ainda não deixa ninguém sem lar. 

2 comentários:

  1. Também vivo essa "experiência", os passarinhos fizeram ninho debaixo do telhado. Vou colocar passarinheiras.
    Mas tua dica das casinhas de madeiras é interessante. Afinal, são "sem-tetos" porque nos apropriamos de seu espaço, nada mais justo do que fazer um "projeto habitacional" para os passarinhos, do tipo "minha casa, meu canto"!
    http://minhacasaconstruir.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. MUITO PRAZER! Me chamo Nadia, estou iniciando um blog sobre construção, iniciarei em breve a obra de minha casinha...
    Fiquei feliz em encontrar seu blog.
    Nunca imaginei que passarinhos fizessem ninho com pêlo de cachorro!!!

    http://casanovasemdinheiro.blogspot.com/

    ResponderExcluir