terça-feira, 15 de novembro de 2011

Instalação do aquecedor elétrico e purificador de água

O sonho de quem lava a louça no Sul no Brasil é ter água quentinha saindo da torneira. Nós optamos em comprar um aquecedor de água, ao invés de instalar uma torneira elétrica. Comprei uma torneira mono muito bonita que até hoje não consegui instalar (dois meses depois da mudança). Isso acontece porque a torneira deve ser interligado com o aquecedor que, por sua vez, precisa ser instalado no cano da água. E lá em casa tivemos um pequeno problema que ainda não foi resolvido.

Como não deve ficar a pia. Atrás do cano branco, está mangueira que leva água até a torneira. Nesse lugar deveria ser instalado o aquecedor, mas não será possível porque a cuba é muito funda.
E aí vem a dica preciosa. Quando for planejado o local onde será colocado o cano da água da cozinha e se, caso a ideia seja instalar um aquecedor elétrico, a saída do encanamento não pode ficar atrás da cuba da pia. O espaço vai ficar curto e será complicado conseguir o ajuste perfeito da rosca do aquecedor no cano. E utilizar uma extensão de PVC também não é a melhor saída, pois será necessário fixar o aquecedor (de alguma maneira) no balcão para o aparelho não fique solto. Também não dá para esquecer de deixar uma tomada de energia disponível dentro do balcão da pia para poder ligar o aquecedor.
Como deve ser. A água entra pelo aquecedor direto, para depois chegar à torneira.
Foto: reprodução


Outro conselho é sobre a futura instalação de um purificador de água, daqueles que a água sai do encanamento e entra direto no aparelho. Se a torneira for embutida na bancada e ainda tiver um aquecedor, será preciso outra saída de água para utilizar esse aparelho. Dessa maneira, não custa, lá dentro da pia, ter um encamento extra, isolado por um tampão, planejado para se um dia essa necessidade surgir.

Um comentário:

  1. Nossa florzinha uma torneira dessas facilita bem a nossa vida, principalmente no frio...suas dicas são preciosas...

    Xelim...='.'=!!!

    ResponderExcluir