segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Difícil escolha: pedreiro ou construtora

A menos que você seja pedreiro, obra é algo que alguém irá fazer por você. Diante disso, não dá para  entregar a maior realização da sua vida nas mãos de qualquer um. Por outro lado, você não vai ficar a vida inteira preso a uma dívida gigantesca que fará do seu cotidiano um horror porque todos os recursos precisam ser destinados para o pagamento das dívidas.

Construtora:
Vantagens
- Não é preciso ter dinheiro de arrancada
- Você não se envolve com o pagamento de mão de obra e compra de materiais
- Estão acostumadas a lidar com prazos
- Tem uma equipe especializada para cada etapa da construção: alicerce, telhado, piso, acabamentos, instalação elétrica e hidráulica e pintura
 Desvantagens
-  O lucro da construtora é em média de 40% e em alguns casos pode chegar a mais. Por isso, o custo da obra fica elevado. Se a casa está orçada em R$ 70 mil, 28 mil vão para a construtora. Está certo que parte deste dinheiro é para pagar a mão de obra, mas mesmo assim é muito dinheiro. Essa margem de lucro diminuirá diretamente a metragem na sua casa
- Como as construtoras realizam várias obras ao mesmo tempo, não são raras os momentos que faltam material de construção
- Existe muito rodízio de mão de obra. Com isso, profisionais de qualidade duvidosa podem realizar alguma besteira durante a construção como paredes não alinhadas, rebocos mal acabados e instalação elétrica com "gambiarras"

Pedreiro
Vantagens
- Você economiza, principalmente se ele trabalhar sozinho, com a ajuda de um ou dois auxiliares. Com essa economia será possível investir em material para a casa. Por exemplo, ao invés de cerâmica colocar um porcelanato, pintura com detalhes e calhas no telhado. Talvez ainda sobre um dinheiro para o muro.
Desvantagens
- É preciso ter capital de giro. Todo fim da semana você terá que fazer o pagamento do pedreiro. Além disso, é você o responsável por negociar prazos e o pagamento do material.
- O envolvimento integral com a obra poderá ocasionar muita tensão e estresse, principalmente entre casais.
Depende de cada um
Ao realizar a obra por conta própria você é quem definirá a qualidade dos materiais de construção. Essa tarefa pode exigir um esforço extra, mas ao fim da construção pode valer a pena. Os tijolos, por exemplo, tem pior ou melhor qualidade conforme a maneira como secados ao forno, o mesmo vale para as telhas. Pisos retificados existem menos rejunte. E por aí vai.

3 comentários:

  1. Ainda durante o Feirão da Caixa deste ano, conversamos com 3 ou 4 construtoras. A primeira até nos serviu bombons durante o atendimento. $$$$$$$$$$$$$$$ Tudo muito lindo. O Arquiteto disse que o m² estaria em torno de 30 reais, para o projeto. A segunda construtora esta empenhada em vender o loteamento em area nobre que esta construindo. Passou a ideia de falta de interesse para plebeus! A terceira era a que a gente mais se identificou antes de consultar a 4a. Falei direto com a arquiteta e o engenheiro é seu marido. Tudo legal, até que ela me falou sobre as taxas que eu desconhecia. SEgundo ela o m² da obra ficaria em torno de 960 reais, e todas as taxas, inclusive do CREA, eu que pagaria. Fiquei meio assustada com tantas taxas. A quarta e ultima construtora foi a que vamos visitar esta semana. Eles pagam todas as taxas, exeto o ISS, Cartorio, Caixa. O Projeto eles tb reembolsam, se a execucao for feita com eles. Achei muita esmola para o santo. Entao ainda faremos algumas outras pesquisas. O nome desta ultima construtora é bastante divulgado na cidade, estamos a procura de alguem que ja tenha construido com eles.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Optei por pedreiro foi mais barato ( bem mais barato) e não me arrependo pq já conhecia e carinha e sabia que ele era bastante competente! To seguindo! Dá uma passadinha no meu blog e ve como tá minha obra bjuss

    ResponderExcluir
  3. Sou administradora e chegou a hora de colocar o que aprendi em prática... Tomara que consiga realizar o meu sonho de construir. Acho mais vantagem se envolver com a construção do que pegar a casa pronta direto com a construtora.
    Sei que não é facil, que muitos reclamam da dor de cabeça, mas nda melhor do que fazer parte da realização de um sonho

    ResponderExcluir