sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Granito: se faltar silicone, terá vazamento

Faz duas semanas que me mudei e desde então convivo com uma dificuldade que só me traz dores de cabeça. A pia, novinha, instalada no dia da mudança, apresentava vazamentos. O problema não estava nos armários, que são de madeira, mas na bancada de granito. Ocorre que o marmoeiro fez o serviço de qualquer jeito e não passou silicone em todas as juntas.

Daí o resultado foi desastroso e a água vazava por todos os cantos. A colocação, que foi feita sem os mínimos cuidados e com pressa de terminar, demorou 45 minutos. Agora a operação de desmontagem e o novo isolamento com silicone foi realizada em quase 2h30.

Mas o pior dessa história não foram as panelas molhadas, a louça que não pôde ser limpa ou a madeira que ficou encharcada, mas o descaso no atendimento pós-vendas. Fiz a compra da pia na Dolan Marmoaria, em São Leopoldo, que inclusive, já mudou de novo. Não recomendo esse estabelecimento nem ao pior dos meus inimigos.

Depois dessa novela, seguem alguns toques sobre a instalação de um móvel em granito.

Depois do vazamento, foi aplicada uma boa camada de silicone
- Antes de fixar a pedra, observe se todas as emendas foram coladas com silicone. É preciso ser uma aplicação generosa, e não apenas um lambuzo.
- Observe se as pedras da bancada da pia e do fogão foram alinhadas, pois até o granito fica fora de esquadro. 
- Quando o marmoeiro tirar as medidas para fazer a pedra, certique-se que ele também levou em conta o esquadro da parede, que normalmente não é reto. 
- O silicone precisa de 12 horas para secar totalmente. Antes disso, não utilize a pia para lavar a louça. 
- Para realizar a colagem para um medida de 2,20 metros de bancada, mais 3 metros de espelho, foram gastos dois tubos de silicone. Observe se o instalador economiza no produto ou usa o que é realmente necessário para garantir uma boa vedação.

- Existe um impermeabilizante para granitos. O produto garante que o brilho da pedra permaneça por mais tempo. Normalmente quem utiliza essa pasta são as marmoarias, que compram em baldes de 5 litros, por preço médio de 300 reais. No entanto, alguns estabelecimentos vendem para seus clientes uma menor quantidade. A dica é passar o impermeabilizante uma vez por mês. 

3 comentários:

  1. Mas que ódio pensar q está tudo em ordem e de repente um vazamento desses!!
    Além do prejuizo, a dor de cabeça..ainda a sensação de ter sido enganda né!!
    Abraços e boa sorte!

    ResponderExcluir