segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Aproveitando a água da chuva

São Pedro abriu as torneiras sobre o Rio Grande do Sul e esqueceu de fechá-las. Diante de tanta água, decidi comentar sobre o aproveitamento da água da chuva. Nos países desenvolvidos ter cisternas e sistemas de coleta para água da chuva é obrigatório, além de ser uma necessidade. Na casa onde moro atualmente já realizo, de uma maneira meio artesanal, o armazenamento dessas águas. Utilizo para fazer limpeza da casa, lavar o carro e lavar roupa.

Na casa nova a utilização desse recurso natural foi previsto no projeto. Temos dois sistemas independentes de encanamentos: uma para água tratada e outro para água da chuva. A água da chuva é utilizada para dar descarga nos vasos sanitários, além de ir para três torneiras: uma nos fundos, outra na lavanderia e a terceira em frente à casa. Quando a caixa estiver vazia, basta operar os registros e liberar a circulação no outro encanamento.


A coleta é feita por uma calha, instalada numa área de 7,80 metros quadrados, no telhado do fosso. Pode parecer pouco, mas uma trombada d'água foi suficiente para quase encher o reservatório de 1 mil litros. Outra dica para economizar água é instalar vasos sanitários com descarga para 3 e 6 litros.

6 comentários:

  1. Olá Débora!

    Sou novata por aqui e em breve, se Deus quiser, começo a construção da minha casa!!

    Estou adorando acompanhar essa troca de informações e dicas nos Blogs... já estou te seguindo e lendo todos os seus posts! rs!

    Abraços, Carol! http://bastidoresdaconstrucao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse aproveitamento da água da chuva. um sonho que tenho é instalar um sistema de aquecimento de água caseiro, feito com garrafas pets e caixas de leite tetra pack. Na verdade nem custa muito, é só se dar o tempo de executar o projeto.

    Se tem uma coisa que o RS tem de sobra é sol e calor no verão. Quem mora em Campo Bom, como eu, que o diga.

    Aqui tem um video sobre este sistema.

    http://www.youtube.com/watch?v=T9VrqZEPlXc&feature=related

    Fica a dica!

    ResponderExcluir
  3. Oi meu nome é Richard Schenk sou diretor da Harvesting, trouxemos da Australia um sistema super barato e prático para coletar água da chuva, ficou muito bom este projeto coletando a água no reservatório superior sem descer até uma cisterna. se vocês precisarem de qualqeur dica pode entrar em contato com a gente www.harvesting.com.br um abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá Débora, onde vc adquiriu filtros e etc para a coleta? Como trabalha esse equipamento que vc adquiriu(há diferenças entre os fabricantes). eu gostei da idéia de não descer com canos largos e filtro. Fica mais escondido dessa forma.
    Abç

    ResponderExcluir
  5. A Harvesting é enrolada demais. O cara fala uma coisa, depois outra...e ainda se enche de razão. Estresse.

    ResponderExcluir