Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Arrumar o pátio custa caro

Fim de obra, casa pronta, tudo certo para se mudar. E o pátio? Você olha em volta e só vê restos de sacos de cimento, latas de tinta, toco de madeira, pregos tortos e muito, mas muito barro. Como se mudar para um casa novinha com o pátio desse jeito?


Caco de basalto
Para fazer o calçamento, por exemplo, uma das opções é a pedra basalto: resistente e bonita. A pedra tem três formatos e por isso três valores diferenciados. Para o caco (retalhos não uniformes), R$ 15, o metro quadrado; a pedra cerrada (50x50 cm, cortada manualmente), R$ 30, o metro; e a retificada (50x50 cm, cortada mecanicamente), R$ 50, o metro. Nova Prata (RS) é a capital nacional do basalto e como todo o material vem de lá, a variação no preço praticamente não existe de um fornecedor para outro. Já a colocação do calçamento vale a pena pesquisar. Para o caco, em média, o pedreiro cobra R$ 20, o metro, e para a pedra quadrada, de R$ 10 a R$ 15.

Mas ainda tem a grama e os detalhes do jardim. O metro da grama esmeralda, por exemplo, varia de R$ 10 a R$ 12. Já os pés de bromélia, flor super resistente, ideal para quem não tem tempo para muitos cuidados, varia de R$ 20 a R$ 80, a unidade, dependendo do tamanho e da espécie. Se a grana está curta, o jeito é por enquanto improvisar com pedra brita, por R$ 45, o metro cúbico.
A grama esmeralda é muito utilizada em campos e jardins

Fotos: reprodução

Atualização: em 2013 o preço do caco de basalto é de R$ 17 e a colocação da pedra, por metro quadrado, custa em média R$ 23.


2 comentários:

  1. Boa!!! A gente espera usar a grama esmeralda tb, mas isso vai demoraaaar rsrs. A pedra de brita é uma excelente solução para amenizar a lama. Mas mostra como está a sua casinha e o quintal pra gente ver, ok? Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Também fiquei curiosa pra ver como está a casinha!!!! Delicia essa fase de mudança! ;)

    ResponderExcluir