quinta-feira, 27 de agosto de 2020

#Sustentabilidade: instalei energia solar

Economizar água, separar o lixo para a reciclagem e dar um destino correto aos restos orgânicos sempre foram atitudes realmente praticadas aqui em casa. Tanto, que quando construímos, instalamos uma cisterna para captar a água da chuva. Mas faltava ainda uma coisa importante: aproveitar a luz do sol.

Desde janeiro de 2020 somos sustentáveis na produção de energia. Instalamos um sistema fotovoltaico que tem nos deixado duplamente satisfeito. Em primeiro lugar, não posso negar, pela fatura da conta de energia, que reduziu uns 90%. Em segundo lugar, por saber que estamos utilizando de maneira correta um recurso gratuito que a mãe Terra nos oferece. Além disso, houve uma mudança de comportamento familiar aqui em casa para utilizarmos ao máximo os benefícios da energia solar.

A mudança no horário do banho, agora que as temperaturas caíram, é uma delas. Todo mundo procura o chuveiro antes das 18 horas, horário em que as placas ainda estão captando a luminosidade para converter em energia. Fazemos isso porque nossa conta assim será ainda mais barata, pois injetamos mais energia na rede comum do que consumimos da distribuição convencional. Aliás, descobri uma coisa desde que tenho placas fotovoltaicas. Mesmo quando chove há produção de energia, em menor quantidade, é verdade, mas o sistema continua aproveitando a claridade para produzir.

Outra mudança de hábito é que temos utilizado mais a energia elétrica para cozinhar, o que refletiu em um melhor aproveitamento do gás. Isso mesmo! Usamos o forno, a fritadeira elétrica e, quase que diariamente, a panela de pressão elétrica. O sol ajudando a cozinhar. Um investimento que nos dará retorno por mais de 20 anos. Viva ao sol!

Um comentário: