quarta-feira, 13 de julho de 2011

Não esqueça de orçar as calhas

Quando a casa ficou pronta, sem a garagem, senti o maior orgulho. Apesar de difícil, consegui encontrar uma cor diferente de todas aquelas já utilizadas pelos moradores do meu loteamento, e ainda fiz um acabamento com almofadas nas janelas, o que deu um charme a mais. Mas agora, um mês depois da conclusão, quando olho para as paredes externas sinto um pequeno desespero.


Está tudo manchado de barro, numa sujeira só. Isso aconteceu porque ainda não foram instaladas as calhas. Os motivos foram dois: falta de dinheiro e a construção do anexo. Em um orçamento preliminar, o valor para 16 metros de calhas, oito para a frente e oito para os fundos, seria de R$ 1 mil. Fica aí a dica, se o bolso alcançar, instale as calhas imediatamente. Ah! Também use tinta lavável (que agora é o meu consolo).

Contribuição da Liliane: Agora a CEF está exigindo que se faça calçada de 50cm em torno da casa

4 comentários:

  1. Débora, agora a CEF está exigindo que se faça calçada de 50cm em torno da casa. Isso ameniza a humidade nas paredes e até a lama, mas não é suficiente. Pensamos em usar pedrinhas de jardim, mas Não sei se dá certo. Vamos então às calhas! rsrs Valeu a dica!

    ResponderExcluir
  2. Débora, as calhas por si só não resolvem. Mesmo com elas, a chuva forte vai atirar terra pra cima da parede pintada.
    No meu caso, como não tenho condições $$ de fazer as calçadas de imediato, vou colocar 60cm de brita ao redor da casa antes de pintá-la...

    ResponderExcluir
  3. Morei 11 anos em uma casa que tinha calçadinha em volta. Depois da calçada, era gramado. A Telha jogava a água da chuva exatamente depois da calçadinha e, como era muita água, esta ficou cheia de lodo, precisando limpar com água de pressão. As calhas, nesse caso, ajudariam bastante. As pedrinhas são a melhor opção para o caso do Charles.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o post, as calhas realmente são muito importantes. Na página da Adesul Calhas temos tudo sobre calhas. http://www.facebook.com/adesulcalhas

    ResponderExcluir