quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Calçada é depósito de material?

Acomodar o material de construção durante a construção é tarefa que exige organização e cronograma. O problema é que muita gente deposita pedra brita, areia e tijolo no primeiro espaço livre que vê pela frente. Embora a calçada seja responsabilidade do proprietário, o passeio é público e o trânsito de pedestres deve ser livre.

E aí vai a perguntinha: como está a calçada em frente ao terreno onde você está construindo? Confesso que, no meu caso, está um caos. Como o loteamento é novo e ainda existem vários terrenos baldios, duas ou três casas apenas têm calçada. Mas em locais onde existem residências há mais tempo e o tráfego de pessoas é intenso, é preciso prestar atenção e agir diferente (como é caso da foto aí ao lado). O ideal é apenas descarregar o material e logo recolher para dentro do terreno. Caso não seja possível, a dica é colocar um cordão de isolamento e liberar pelo menos parte do passeio.

Também não dá para descuidar da limpeza. Após descarregar os produtos, é preciso deixar o local limpo, sem barro e restos de pedra. A maioria das pessoas que estão em construção não dão a mínima para isso. Mas se coloque no lugar de quem é cadeirante ou uma mãe com filhos pequenos. O local de pedestre é na calçada e não dividindo espaço com os veículos.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia reportagem sobre normas para construção de calçadas

2 comentários:

  1. Oi Débora, super ótimo seu post. Lá no condomínio é probido material exposto, dá trabalho mas é mais seguro e mais limpo para quem já esta morando lá.

    A cozinha é só os planejados, espelho e pedras. Bastante gente esta achando cara, mas fiz 5 orçamentos e foi o que ficou menos, engraçado. Acho que em algumas cidades é mais barato, não sei,.]
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Débora, adorei seu blog. Quanto ao post eu fico muito brava com pessoas que deixam o material da construção na calçada. Acho perigoso,pois coloca a vida do pedestre em risco, pois ele precisa passar pela rua.
    Bjus

    ResponderExcluir