sexta-feira, 13 de maio de 2011

É hora do Habite-se

A certidão do habite-se é atesta que o imóvel foi construído seguindo as exigências estabelecidas pela prefeitura para a aprovação de projetos.A dúvida que muita gente tem é sobre momento certo de pedir essa documentação para a prefeitura. Por orientação do  meu engenheiro, protocolei o pedido de habite-se quando começou a pintura. (Claro que paguei uma taxa de oito reais para o governo municipal saber dessa minha vontade.)

Cerca de duas semanas depois a fiscalização passou pela obra e após dez dias já consegui o documento. Os acabamentos estão concluídos e instalação elétrica 90% pronta. Falta apenas terminar a pintura e a colocar os vidros.

Mas é importante alertar que para receber o Habite-se foi preciso pagar o Imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISSQN). O valor inicial era de R$ 1.011, lembrando que a casa tem 88 metros quadrados. Mas como paguei à vista, garanti um desconto de 25%, e a continha com a prefeitura reduziu para R$ 695,75. Por isso guarde uma grana para pagar essa conta com dinheiro vivo. Parcelar, nem pensar.

Agora está tudo pronto para fazer a averbação da casa no Registro Geral de Imóveis.

2 comentários:

  1. Muito legal, Débora!! Parabéns!! Como a sua obra começou a ser planejada em agosto e está terminando agora em maio, foram 10 meses de dor de cabeça, desafios e muita alegria!
    Eu estou começando agora, indo visitar o projetista ainda esta semana. Gostaria de saber mais detalhes do seu projeto: Quantos quartos, tamanho dos comodos... essas coisas. Pra nos ajudar a definir o nosso. Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Oi. A sala e cozinha são conjugadas. São 3 quartos, de 12m, 10m, 7,5. Atrás da cozinha tem um escritório, tb de 7,5m. Qq hora posto uma foto da planta para trocar ideias. Boa Sorte na construção!

    ResponderExcluir