quarta-feira, 25 de maio de 2011

Aterre antes de fazer o muro

Dificilmente um terreno não precise ser aterrado. Os motivos são vários. Desde para deixar a área nivelada até para subir a altura do terreno ou até para auxiliar no escoamento das águas da chuva. Ao constuir, muitos aterram somente o local onde a obra será erguida e de carona o pátio frontal. Depois, quando terreno está fechado e a mudança já foi concluída, começam o trabalho de organização do pátio nos fundos.

E daí o camarada fica todos os fins de semana puxando carrinho de terra. Faz um esforço danado e não consegue vislumbrar quando a arrumação ficará pronta. Ao lado da minha obra, o terreno ainda está vazio. Contando com esse ponto a mais, decidimos contratar uma retroescavadeira. A máquina foi a responsável por levar as sete cargas de aterro até o fundos, além de espalhar o aterro. Ao todo foram necessárias quatro horas para todo esse serviço, ao custo de R$ 320. Não foi um valor muito barato, mas diante da mão de obra e dos dias que seriam necessárias para fazer o serviço, valeu a pena.

Daí fica a dica. Antes de fazer o muro e começar a obra, avalie se será necessário aterrar. Caso seja, negocie para que o caminhão possa descarregar o aterro dentro do terreno e se possível, também contrate uma máquina. Se deixar para fazer isso depois de tudo pronto, o jeito será usar apenas o carrinho.

Um comentário:

  1. Débora, eu estava mesmo conversando com o meu marido esses dias a respeito disso... É que o terreno é argiloso e ele me disse que para gramar, eu terei que colocar terra fértil na parte de trás da casa. Ai ocorreu-me fazer antes do inicio da obra. Ele argumentou que o pessoal iria fazer massa para a obra na terra fértil e iria estragar tudo... Ai fiquei sem argumento. Gostaria de poder nivelar/aterrar o que for preciso em todo o terreno inicialmente, para que não tenhamos tanto trabalho depois. Foi legal a dica... assim poderemos conversar com a construtora antes do inicio da obra.

    ResponderExcluir