terça-feira, 21 de junho de 2011

Mitos e verdades sobre o atraso da obra

Como a burocracia para conseguir um financiamento é grande, os comentários que surgem sobre as punições para os imprevistos que podem acontecer ao longo da construção seguem na mesma proporção. O meu próprio engenheiro veio com uma conversa de que receberia multa e corria riscos do contrato ser cancelado se a obra atrasasse.

O negócio é o seguinte: pequenos atrasos são tolerados. A "punição" é que você deverá pagar mais juros. Se antes você pagaria os juros proporcionais ao período das prestações, com o atraso no cumprimento das etapas você pagará agora o que já estava acordado, mais os juros proporcionais ao atraso.

O banco, na realidade, sai no lucro com o atraso, pois recebe mais juros por isso. Quem sai no prejuízo é o dono da obra, que não recebe o dinheiro, fica com a obra parada e precisa administrar as contas que não param de chegar. No meu caso, o término da obra atrasou um mês. O problema foi com o pintor, que apesar de ser muito caprichoso e trabalhar muito bem, era lento.

E posso confessar que foi um sufoco ficar sem o dinheiro programado para entrar naquele mês. No entanto, tenho conhecidos que conseguiram aprovação apenas da primeira etapa prevista na obra e outros que já se passaram três meses do prazo estabelecido para o término, e nada de acabar. Inclusive, em uma das situações, o empreiteiro sumiu do mapa com o dinheiro.

Fica a dica de sempre: acompanhe de perto a construção. E lembre-se: o maior prejudicado com atrasos é você mesmo. 

Um comentário:

  1. Débora, mais uma vez eu gostaria de agradecer seus toques e por vc ter feito este blog. Tenho acompanhado ele há uns 2 meses e digo e repito que sua experiência vai ajudar muito a todos que lerem seu blog, e ajudou muito a mim. Estou na fase de procurar engenheiros, fazer projetos e entrar com a solicitação de financiamento junto a Caixa. Ainda vou voltar às suas páginas mais antigas para relembrar como foi seu início. Muito obrigada!!

    ResponderExcluir