terça-feira, 30 de agosto de 2011

Dicas sobre o granito

Preto Absoluto.  A opção é o preto São Gabriel
Para garantir um acabamento bonito nas aberturas e ainda dar uma forcinha para a conservação de portas e janelas a dica é instalar pingadeiras e soleiras de granito. Nas minhas visitas à marmoarias fiz uma descoberta e tanto. Ao contrário do que muita gente pensa granito e mármore são praticamente a mesma coisa. A diferença está na cor: tudo que for branco é mármore e as pedras de outras cores são granito. Outra coisa que é crucial na hora de escolher o modelo é o preço. Tudo que é absoluto custa muito, mas muito mais caro. Enquanto o granito preto São Gabriel custa 210 reais, por exemplo, o preto absoluto é de duas a três vezes mais. 

O maior estado extrator de granito é o Espírito Santo. Mais de 90% dos investimentos do parque industrial brasileiro do setor de rochas ornamentas são realizados no Espírito Santo. Os capixabas se tornaram referência mundial em mármore e granito e líder absoluto na produção nacional de rochas. Por isso, se você mora pelas bandas do Sudeste, tente negociar um bom preço, pois o fornecedor está aí do lado. Confira outros números:

■ 50% da produção de todo o mercado nacional.
■ 65% das exportações brasileiras.
■ Maior produtor, processador e exportador do Brasil.
■ 1,6 milhão de toneladas de blocos e chapas exportadas.
■ Maior reserva de mármore do país.
■ 130 mil empregos diretos e indiretos.
■ 800 mil metros cúbicos de rochas extraídas anualmente. 
(Fonte: Vitória 2012 Stone Fair)

E na hora da escolha, o que levar? A cozinha e o banheiro são os ambientes onde normalmente se instalam bancadas de granito. Esses dois locais ainda permitem uma troca, mas mesmo assim é um investimento alto para não ser permanente. Por isso leve em conta duas coisas na hora da escolha da pedra: a cor dos móveis e do revestimento do chão e parede. 

Já para as soleiras e pingadeiras a regra é outra. Quanto mais claro, melhor. Por quê? Como disse um dos marmoeiros "o claro dificilmente briga com alguém". Se a cor do granito for preta, por exemplo, limita a escolha da cor das paredes externas. Agora se o granito for claro, pode trocar o visual externo a qualquer momento que as pingadeiras e soleiras não serão problemas. Na minha casa escolhi o branco siena. Além de combinar com a pintura externa, não interferiu na troca de ambientes, quando o modelo de piso muda de um espaço para o outro. 
Branco Siena

Leia também o Papo de Buzum

Fotos: reprodução

7 comentários:

  1. Adorei suas dicas... já estou te seguindo =)
    qndo puder passa la no meu blgo tb
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Quero esclarecer que existem mármores de várias cores, inclusive pretos e que também existem granitos de muitas cores também, inclusive brancos. Exemplo Granito Branco Siena e o Mármore Preto Nero Marquina

    ResponderExcluir
  3. Soleira e pingadeira tem que combinar?

    ResponderExcluir
  4. Escolhi o branco itaúnas, mas não fechei negócio ainda pois me comentaram que esta pedra mancha tipo cor de ferrugem. Será que procede?

    ResponderExcluir
  5. Reiterando o comentário da Deuzimar, existem mármores de cores escuras e granitos de cores claras. Granito e mármore definitivamente não são a mesma coisa, o primeiro consiste numa rocha ígnea e o segundo é uma rocha metamórfica derivada de uma rocha sedimentar: o calcário. As características físicas, a composição química e os processos de formação dessas rochas são muito distintos.

    ResponderExcluir
  6. Débora muito legal sua intenção de informar, melhor seria se fizesse corretamente não acha?
    Mármores além de se formar em em um processo TOTALMENTE diferente ao granito, são mãos caros, mais simples de se trabalhar e aos olhos de um leigo se parecem mas qualquer pessoa com o mínimo de conhecimento as difere.
    Ficaria muito melhor você generalizar como granitos tem pintas e mármores riscos. Mediocre comparar assim mas melhor que dizer que são a mesma coisa.
    fica a dica.

    ResponderExcluir