quarta-feira, 29 de junho de 2011

Qual é a melhor época para construir?

Com esse tempo instável no Rio Grande do Sul, não canso de ouvir gente reclamando que a obra não vai pra frente. Então seguem algumas constatações.

Minha obra era para começar em dezembro. Como ocorreram problemas com o projeto, iniciou somente na segunda quinzena de janeiro. Na época achei ruim, mas hoje vejo como foi bom esse atraso. Em agosto de 2010 decidi que iria construir e em setembro já acertei com o pedreiro, mesmo antes do banco liberar o financiamento ou o projeto estar finalizado. Dois detalhes importantes:
1) Fazia um ano que conversava sobre financiamento e construção com todas as pessoasque passavam pelo meu caminho.
2) Acertei a mão de obra com meses de antecedência, pois encontrar um bom pedreiro é tarefa de gincana.

Outra dúvida é em relação ao dinheiro: quanto é necessário para a largada. O valor depende do tamanho da obra, mas entre R$ 10 e 15 mil é uma quantia razoável. Como juntar essa grana? Guarde todos os 13.º salários e economize 10% da sua renda todos os meses. Por conta disso, janeiro é um mês ótimo para iniciar a construção. Além de juntar uma boa quantia de recursos, o tempo ajuda e você ainda poderá tirar férias para acompanhar o início dos trabalhos.

Um comentário:

  1. Eu gostaria de estar iniciando a minha obra em outubro, assim que termina o período das chuvas aqui na região. Porque o período de chuvas é grande. Vai de Abril à agosto ou setembro. Logo, Outubro aqui se torna um bom mês para dar início as obras. Mas uma observação muito importante é essa que você fez sobre o valor necessário para a "largada". Os 13os e o abono de férias são muito bem vindos sim! Além da economia que se pode fazer para engordar o porquinho: Comer em casa, não ir ao mercado com fome, trocar a lasanha pronta pela caseira etc.

    ResponderExcluir